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Assessoria de imprensa

Belo Horizonte, Setembro de 2022 – O Méliuz, empresa de tecnologia que oferece uma experiência de compra integrada à vida financeira dos usuários, acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa de intenção de compra para a Black Friday realizada com parte da sua base de mais de 25 milhões de usuários. De acordo com o estudo, que tem 3% de margem de erro, 91,3% dos brasileiros pretendem comprar na data, número 20% maior em relação à pesquisa feita em 2021. 


A recorrência entre os respondentes que afirmaram ter comprado no ano passado é alta: 97,5% pretendem comprar neste ano novamente. Já entre os que não compraram em 2021, 81,8% planejam comprar neste ano, demonstrando um apetite maior do consumidor em 2022. Apenas 8,7% não pretendem comprar na data. Os principais motivos são: não acreditar nos descontos da Black Friday, preços muito altos e desemprego.

 

Cenário financeiro desafiador não deve atrapalhar as compras
A pesquisa também aponta que o brasileiro deve gastar mais na Black Friday deste ano - 39% dos entrevistados estão dispostos a desembolsar um valor maior e 26,6% não têm orçamento estipulado, o que mostra que o cenário de inflação no país não desanima a maioria dos consumidores. 

Ao comparar o comportamento dos compradores online ao das lojas físicas, é possível perceber uma disposição maior de compras entre os usuários do e-commerce. Apenas 16% dos compradores de lojas físicas estão dispostos a gastar entre R$1000 a R$2999, contra 21,9% dos consumidores que preferem o e-commerce. A tendência se repete na faixa acima de R$3000, na qual 8% dos que compram em lojas físicas estão dispostos a gastar contra 12,3% dos usuários que compram online.

Além disso, 26% dos compradores do e-commerce vão às compras na Black Friday sem um orçamento definido, enquanto nas lojas físicas essa parcela é de apenas 8%, o que aponta uma tendência de mais compras feitas por impulso no ambiente online.


E-commerce segue sendo o queridinho dos brasileiros
Após um faturamento de R$5,4 bilhões na Black Friday de 2021, crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior, o e-commerce se mantém como a preferência de 90,4% dos usuários ouvidos. 69,1% dos entrevistados devem comprar exclusivamente em lojas online na Black Friday 2022. Os principais motivos são comodidade (44%) e a crença de que as promoções da data são melhores nas lojas online do que nas lojas físicas (41,4%). 


Os fatores decisivos para estes usuários na hora de fechar a compra são: cashback (32,4%), preço promocional (31,3%) e frete grátis (20,5%). Para muitos, a decisão depende da loja que oferecer a melhor combinação de benefícios. “Procuro um pouco de tudo, mas a loja precisa ser de confiança. Levo em consideração o preço final considerando frete, descontos e cashback, e também o prazo de entrega”, afirma um usuário em resposta à pesquisa do Méliuz.

Para 21,3% dos usuários, a preferência se divide entre lojas físicas e online. As principais motivações para comprar online são frete grátis (25,2%), cashback (23,9%) e preço promocional (21,3%), enquanto para comprar em lojas físicas a economia no frete (31,6%), o gosto por pegar e ver o produto antes de comprar (26,5%) e a possibilidade de experimentar o produto (13,5%) são os principais motivadores.

Apenas 3,4% dos consumidores têm preferência pelas compras feitas exclusivamente em lojas físicas, motivados pela possibilidade de pegar e ver o produto (56%), sair de casa para comprar (24%) e a facilidade em obter ajuda ou atendimento presencial (8%).


Black Friday dos Sonhos
Seguindo a mesma tendência do ano passado, comprar itens de desejo é a motivação de mais da metade dos entrevistados pela pesquisa (51,5%). Além disso, 20% pretendem substituir itens mais antigos ou repor os que deixaram de funcionar. Os eletrodomésticos e eletroportáteis são os produtos de maior interesse nesta Black Friday (46,3%). Outras categorias de destaque são eletrônicos e informática, acessórios e calçados, smartphones e roupas.

Para além dos itens de desejo, 6,5% devem aproveitar a Black Friday para estocar produtos de uso recorrente. Desde a pandemia, aproveitar períodos de grandes promoções do varejo para comprar itens de uso recorrente tornou-se um comportamento mais comum - 34% afirmam fazer estoque para economizar e 17% adotou esse comportamento em razão do isolamento social.


Black Friday + Copa do Mundo
Tradicionalmente, a Black Friday acontece na sexta-feira pós-feriado de Ações de Graças, em novembro, e as promoções já se iniciam nas primeiras horas da madrugada. Mas a pesquisa revela ainda que, mais do que um único dia de grandes oportunidades, os usuários estão atentos às ofertas ao longo de toda a semana. 26,7% dos usuários pretendem comprar durante a semana da Black Friday e 21,6% preferem a madrugada de quinta (24/11) para sexta-feira (25/11).

No entanto, este ano reserva um diferencial para a data: a semana da Black Friday será também a semana de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022. 70% dos entrevistados não sabiam que o primeiro jogo do Brasil na competição está marcado para a véspera da Black Friday, dia 24/11, às 16h. Sabendo da informação, 28,5% dos usuários demonstraram intenção de mudar a data planejada para compras. A maioria deste grupo, que antes havia afirmado preferência por comprar durante a semana, passou a considerar comprar na madrugada da Black Friday após saber do horário do jogo.

Ainda em razão da Copa, há expectativa de que 13,9% dos brasileiros comprem algum produto ou serviço pensando no evento esportivo, de acordo com a pesquisa. Mais de 60% pretende comprar televisão e 52,5% gostaria de comprar a camisa da seleção brasileira para curtir a Copa do Mundo. Outros itens de desejo são itens esportivos em geral (26,7%), bebidas (23,8%) e alimentos (17,8%).

 

A Black Friday 2022 já começou!
Faltando dois meses para o maior evento de compras do ano, os consumidores já estão de olho nas ofertas dos produtos que têm interesse. Em agosto, 39,5% dos entrevistados já haviam iniciado sua pesquisa de preços para a Black Friday. 17,2% afirmaram iniciar suas pesquisas um mês antes do evento, 12,3% na semana do evento e 11,3% a dois meses do grande dia. Apenas 6,7% afirmaram não ter o costume de pesquisar antes de comprar, o que indica que o planejamento para compras segue em alta este ano.

Para realizar tais pesquisas de preço, a maioria dos usuários do Méliuz diz se informar principalmente por sites de busca na internet (54,3%). Mais de 50% também se informa diretamente nos sites das lojas e 37,6% se atualiza através de ofertas recebidas por e-mail.

 

Black Friday no Méliuz
“Melhores descontos e muito cashback!” - é isso o que um dos entrevistados pela pesquisa respondeu sobre o que esperar da Black Friday do Méliuz. Para atender às expectativas dos seus usuários, o Méliuz está preparando uma grande campanha de vendas para a Black Friday 2022. 

Mais do que oferecer porcentagens agressivas de cashback durante o evento, o Méliuz está focado em acompanhar os consumidores ao longo de toda a jornada de compra, integrando-a à vida financeira do usuário. As ações vão começar já no mês de outubro, como verdadeiros “esquentas” para a Black Friday, uma forma de expandir a data e estender o ganha-ganha-ganha - um dos pilares da cultura da companhia - por muito mais tempo, incluindo a Cyber Monday, primeira segunda-feira após a Black Friday. Ações educativas, sorteio e bônus especiais para novos usuários são algumas das ações planejadas para aquisição e engajamento da base.

Confira a pesquisa completa sobre as intenções de compra para a Black Friday 2022.

 

Sobre o Méliuz
Fundado em 2011, o Méliuz é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo impulsionar vendas gerando tráfego qualificado para as lojas e marcas parceiras a partir do empoderamento dos consumidores por meio de uma jornada de compra fácil e integrada à oferta de serviços financeiros. Pioneiro em diversas frentes, o Méliuz possui hoje um ecossistema robusto que oferece benefícios nas compras como cupons de desconto e cashback nas melhores lojas online, via Nota Fiscal e também na compra de Gift Card e na recarga de celular. Em Janeiro de 2022 lançou sua conta digital integrando novos serviços à plataforma, como Pix, cartão de crédito e compra e venda de bitcoins, garantindo uma experiência de consumo ainda mais fluida e inteligente.
Em 2020, foi a primeira startup a abrir capital na Bolsa de Valores brasileira, formando o grupo CASH3, que ainda conta com o Bankly, plataforma de Banking as a ServicePicodi.com, marca global presente em 44 países; Promobit, plataforma de social-commerce; Melhor Plano, site que oferece ferramentas de comparação de preços de serviços de telecomunicações de serviços financeiros; Alter, empresa especializada na negociação de criptoativos, além do iDinheiro, marketplace de serviços financeiros com mais de 3 milhões de visitas por mês e do Muambator, programa de rastreamento online de pacotes e encomendas nacionais e internacionais.