Pular para o Conteúdo

Perguntas frequentes

Para facilitar os acionistas e investidores a obterem o informe de rendimentos para fins de declaração de imposto de renda referente a 2021, o Méliuz e o Itaú, banco escriturador das ações da companhia, criaram o seguinte passo a passo:

Consultar o site do itaú (https://correspondenciasdigitais.itau.com.br/login) e clicar em "primeiro acesso", caso:

  • o investidor tenha recebido proventos do Méliuz ao longo de 2021. Lembrando que a companhia pagou dividendos no dia 31 de maio de 2021; ou
  • o investidor detinha ações do Méliuz em 31/12/2021, custodiadas no ambiente de escrituração (e não no ambiente de corretora).

Caso o investidor não se enquadre em nenhum dos pontos acima e em 31/12/2021 detinha ações do Méliuz custodiadas por uma corretora, o investidor deverá solicitar o informe de rendimentos junto à corretora contratada por ele.

Em caso de dúvidas, o banco escriturador disponibilizou um canal exclusivo para atendimento: 0800 720 5299

O Estatuto Social da Companhia assegura, aos acionistas, o direito ao recebimento de um dividendo obrigatório anual não inferior a 0,001% do lucro líquido do exercício, diminuído ou acrescido dos seguintes valores: (i) importância destinada à constituição de reserva legal; (ii) importância destinada à formação de reserva para contingências e reversão das mesmas reservas formadas em exercícios anteriores; e (iii) importância destinada aos dividendos intercalares.

Para mais informações, acesse o estatuto, disponível em: https://ri.meliuz.com.br/listgroup.aspx?idCanal=CZFMzZA5f/4M2qEKn3KX6w==

Todas as ações da Companhia são ordinárias e conferem a seu titular os seguintes direitos:

  • 1 (um) voto nas deliberações da Assembleia Geral
  • 0,001% do lucro líquido do exercício, diminuído ou acrescido dos seguintes valores: (i) importância destinada à constituição de reserva legal; (ii) importância destinada à formação de reserva para contingências e reversão das mesmas reservas formadas em exercícios anteriores; e (iii) importância destinada aos dividendos intercalares.
  • Conversibilidade: não
  • Direito a reembolso de capital: sim
  • Restrição a circulação Não
  • Resgatável: não

Para mais informações, consulte o Formulário de Referência da Companhia, disponível em: https://ri.meliuz.com.br/list.aspx?idCanal=3nXgGaMscrlbIl/EGyfLJg==&ano=2021

Acionistas têm direito a 100% de tag along.

As ações ordinárias do Méliuz são negociadas no Novo Mercado da B3 sob o código “CASH3”. O segmento de Novo Mercado é o mais rigoroso dentre os três segmentos de negociação criados pela B3 em 2000, abarcando regras que visam a conceder transparência com relação às atividades e situação econômica das Companhias ao mercado, bem como maiores poderes para os acionistas minoritários de participação na administração das Companhias, entre outros direitos.

Para obter mais informações sobre o Mercado Novo, acesse http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/solucoes-para-emissores/segmentos-de-listagem/novo-mercado/ 

As negociações de ações são feitas por meio de bancos e corretoras que realizam as ordens de compra e venda na B3. A relação de instituições que realizam esse tipo de procedimento está disponível no site http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/participantes/busca-de-participantes/participantes/

Negociações de ações diretamente pela internet também são possíveis por meio de corretoras certificadas pela B3 que ofereçam o sistema de Home Broker, destinado à compra e venda online de papéis. Uma vez com acesso a esse sistema, basta inserir o código da ação que você deseja comprar e colocar a quantidade e o preço. A operação será feita quando houver um vendedor interessado. Tenha em mente que você é responsável por pagar as taxas envolvidas na operação (consulte valores com a sua corretora), ao passo que a corretora será responsável por creditar as ações na sua conta.

Antes de investir, sugerimos que você estude o assunto no site da B3 e solicite orientação de algum profissional da área ou de especialistas da corretora de sua preferência.

Todas as divulgações do Méliuz para o mercado – apresentações de resultados trimestrais, avisos, comunicados, fatos relevantes e demais documentos – são carregados no site da CVM e da B3 e no site de relações com investidores da Companhia. Além disso, tais informações também são publicadas no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, no jornal Hoje em Dia (Belo Horizonte) e no Portal Online Neo1. Para ter acesso mais fácil e ágil às documentações publicadas pelo Méliuz, qualquer pessoa pode se cadastrar no mailing da Companhia e receber os documentos em seu e-mail assim que forem divulgados.

O banco escriturador do Méliuz, o Itaú, é o responsável pelo atendimento aos acionistas. Para usar os seus serviços, esclarecer dúvidas ou obter informações, entre em contato pelos telefones 3003-9285 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 720 9285 para as demais regiões. Em dias úteis das 9h às 18h.

O atendimento também pode ser realizado em qualquer agência do Itaú.

Os acionistas também podem obter informações sobre os principais procedimentos, tais como transferências, doação de ações, atualização cadastral dentre outros através do site: http://www.itau.com.br/investimentos-previdencia/acoes/escrituracao-de-acao/

Acesse esta página para enviar uma mensagem à Área de Relações com Investidores.

O contato também pode ser feito por meio do telefone (31) 3195-6854. Somente em dias úteis das 9h às 18h e estando sujeito à disponibilidade do profissional responsável pelo atendimento.

A agenda de RI e o calendário de eventos corporativos estão disponíveis neste link.

É possível que qualquer pessoa receba os documentos publicados pela Área de RI do Méliuz, bastando se cadastrar no mailing por meio deste link.

Acesse nossa página de central de ajuda.

Clique aqui para nos enviar informações sobre a sua loja. Em breve nossa equipe comercial entrará em contato! Ou entre em contato pelo e-mail parcerias@meliuz.com.br

Entre em contato com o nosso time de folks (nome que damos ao setor de recursos humanos) pelo e-mail facilities@meliuz.com.br