Pular para o Conteúdo

Quem somos e nossa história

O Méliuz é uma empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para conectar marcas e lojas aos consumidores finais por meio da nossa vertical de shopping (marketplace) e da oferta de serviços financeiros. Há 10 anos no mercado, atualmente possuímos mais de 20 milhões de contas cadastradas e mais de 1.100 parceiros ativos.

O Méliuz surgiu após experiências negativas dos nossos fundadores, Israel Salmen e Ofli Guimarães, com empresas que ofereciam pontos de fidelidade - eles sempre expiravam antes que eles conseguissem trocar por prêmios ou nunca eram suficientes para terem o que realmente queriam. A ideia de criar uma empresa que devolvesse parte do valor das compras em dinheiro de verdade foi pensada para minimizar o risco de frustração do consumidor, pois damos a eles a liberdade de escolha para usarem o benefício como e onde quiserem.

Nosso propósito é desbloquear relações inteligentes de consumo, oferecendo oportunidade para que todos saiam ganhando: os usuários, que têm acesso, de forma gratuita, a uma pluralidade de marcas, produtos, serviços, cupons de descontos e cashback; os parceiros, que contam com inteligência de dados e tecnologia voltados para aquisição e retenção de usuários capaz de aumentar as vendas e otimizar os seus investimentos de marketing por meio de um importante canal de divulgação das suas marcas, produtos e serviços; e o Méliuz, que é remunerado pelas vendas geradas e pela venda de espaços de divulgação em sua plataforma.

Nosso modelo de negócio é simples: os parceiros pagam para anunciar em nossos canais e, a cada compra realizada por meio da nossa plataforma, repassamos parte da comissão recebida para o usuário (cashback), o qual pode resgatar tal valor para sua conta corrente ou poupança sem nenhum custo. Já no caso da frente do cartão de crédito, o Méliuz é comissionado por cada compra feita, repassando parte dessas receitas para os usuários.

Inicialmente, começamos atuando no marketplace, recompensando os usuários em suas compras online e ajudando grandes players do mercado a conquistarem novos consumidores e a aumentar o engajamento de quem já era cliente. Em 2016, o Méliuz passou a oferecer cashback também em estabelecimentos físicos parceiros, como supermercados, farmácias e grandes redes do varejo. Em 2019 entramos no segmento de serviços financeiros e lançamos o cartão de crédito co-branded, em parceria com o Banco Pan, um cartão sem anuidade e que oferece cashback no valor final da fatura. Em 2020, lançamos o Méliuz Nota Fiscal, que possibilita ao consumidor receber parte do seu dinheiro de volta ao comprar produtos específicos em qualquer estabelecimento - físico, online ou por delivery - e permite que as indústrias de bens de consumo promovam sua marca e incentivem as vendas se relacionando diretamente com o seu cliente final.

Tudo o que construímos nesses primeiros 10 anos foi fundamental e necessário para os próximos que estão por vir. Até hoje, estivemos focados no comércio eletrônico, mas nosso objetivo para o futuro é sermos, também, uma empresa que ofereça mais soluções como um meio para a realização dos sonhos dos nossos usuários. Nesse sentido, além de um novo app totalmente remodelado, lançaremos, no início de 2022, uma nova gama de produtos e serviços financeiros – com destaque para uma conta digital gratuita, serviços de investimentos, compra e venda de criptoativos e um serviço próprio de cartões de crédito, débito e pré-pago – de maneira que as aspirações de consumo dos nossos clientes possam ser atendidas de uma forma ainda mais completa. Estamos criando um ecossistema completo, com a vertical de shopping e a vertical de serviços financeiros totalmente integradas em nosso novo app, onde o usuário terá a melhor experiência possível por todo o processo de compras. Queremos dar a mão para esses usuários e caminharmos juntos por toda a jornada de compras, levando-os sempre à melhor escolha.

Clique aqui para ver nossa lista completa de parceiros.

2011
2011

O site do Méliuz vai ao ar e a empresa passa a fazer parte do San Pedro Valley - comunidade de startups de Belo Horizonte.

2012
2012

O Méliuz foi uma das 100 empresas selecionadas para participar do Startup Chile.

2013
2013

com seis funcionários, o Méliuz reabriu o escritório em Belo Horizonte, após a temporada no Chile.

2016
2016

a primeira versão do aplicativo do Méliuz foi lançada e foi inaugurado o Centro de Engenharia e Tecnologia, em Manaus. Nesse mesmo ano, a empresa foi eleita Startup do Ano, pela Associação Brasileira de Startups.

2017
2017

o aplicativo do Méliuz foi eleito Top 6 apps de compra favoritos pelos brasileiros, de acordo com a Pesquisa Conectaí, realizada pelo IBOPE.

2018
2018

o Méliuz criou o Dia do Cashback (29 de Maio) - data em que oferece as melhores condições de compra em seu marketplace, o que atrai novos usuários e contribui para o aumento das vendas dos parceiros. Também em 2018, foi lançado o Méliuz Partners, programa de recompensa exclusivo para influenciadores digitais.

2019
2019

Entrada da companhia no mercado de serviços financeiros, com o lançamento do cartão de crédito co-branded, em parceria com o Banco Pan. O plástico não possui taxa de anuidade e oferece até 1,8% de cashback nas compras realizadas em qualquer estabelecimento.

2020
2020

fomos a primeira startup a abrir capital na Bolsa de Valores (B3).

2020-2
2020

lançamos dois novos produtos - venda de Gift Card e Recarga de Celular dentro do próprio app da empresa - que ajudam os usuários a fazer economia em serviços do dia a dia e, assim, ganharem cashback de maneira recorrente.

2021
2021

a companhia ampliou sua atuação na vertical de serviços financeiros com o lançamento do Méliuz Empréstimo, uma plataforma que permite que os usuários simulem um empréstimo em dezenas de instituições financeiras, em um só lugar, de maneira personalizada, gratuita, rápida e segura.

2021-2
2021

Com a captação do IPO, cinco empresas foram adquiridas visando oferecer aos nossos usuários um ecossistema ainda mais completo e totalmente integrado entre a vertical shopping (marketplace) e de serviços financeiros. Hoje, o grupo CASH3, formado a partir dessas aquisições, conta com Picodi, Acesso Bank (aguardando aprovação do Bacen), Promobit, Melhor Plano, Alter e Muambator, além do iDinheiro.

2021-3
2021

Ainda em 2021, realizamos nosso primeiro follow-on Levantamos em julho aproximadamente R$ 600 milhões com o objetivo de continuar expandindo nossa atuação nas verticais de shopping e de serviços financeiros.