Assessoria de imprensa
BLACK FRIDAY 2023: CONSUMIDORES ESTÃO DISPOSTOS A GASTAR 62% A MAIS QUE NO ANO PASSADO
Clientes devem começar a aproveitar as promoções a partir de outubro e pagamento parcelado no cartão de crédito deve ser a forma de pagamento mais utilizada, aponta pesquisa realizada pelo Méliuz
Belo Horizonte, setembro de 2023 – O Méliuz, empresa de tecnologia que oferece uma experiência de compra completa e diferenciada ao integrá-la à vida financeira dos usuários, acaba de divulgar os resultados da sua pesquisa de intenção de compra para a Black Friday. Realizado em agosto de 2023 com mais de mil usuários da sua base, o estudo, que tem 3% de margem de erro, traz resultados otimistas para o varejo, principalmente para o e-commerce brasileiro.
Segundo a pesquisa, 95,2% dos respondentes estão dispostos a aproveitar a data para fazer compras em 2023 - número 4% maior do que em 2022 -, sendo que destes, apenas 66% afirma ter comprado na Black Friday do ano passado. Ou seja, existe interesse por parte dos consumidores e oportunidade de crescimento das vendas e atração de novos clientes por parte das marcas, contribuindo para aumentar a relevância da data no calendário do varejo brasileiro.
Expectativa é de aumento nas vendas - e no ticket médio
Após uma edição atípica em 2022, com queda de 23% no faturamento, que disputou espaço na mídia e no interesse do consumidor com a Copa do Mundo masculina de futebol, o e-commerce brasileiro pode se preparar para aumentar seu faturamento na Black Friday deste ano. A pesquisa do Méliuz apontou que 32% dos respondentes devem gastar mais de R$1000 nesta edição, 62% a mais que o ticket médio da Black Friday 2022, segundo pesquisa da Confi.Neotrust.
Essa disposição para gastar mais pode estar relacionada aos desejos de compra deste ano. 50,9% dos consumidores ouvidos pela pesquisa afirmam esperar pela Black Friday para comprar itens de desejo, com destaque para as categorias de smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos, o que tende a aumentar o ticket médio das vendas. As categorias de maior interesse dos usuários para o evento deste ano são Eletrônicos e Informática (49,2%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (44,8%), Roupas (30,8%), Acessórios e Calçados (27,7%) e Perfumes e Cosméticos (21,5%).
Entre os que não buscam por itens de desejo, 18,3% quer substituir itens mais antigos ou repor itens que deixaram de funcionar, 8,1% pretende antecipar a compra de presentes para o Natal e 7,9% vai estocar produtos de uso recorrente.
E-commerce segue como queridinho na Black Friday
Ainda segundo a pesquisa, o e-commerce se mantém como a preferência de compra de 98% dos usuários ouvidos, que destacam melhor preço (87,2%), comodidade (82,4%) e a crença de que as promoções da data são melhores nas lojas online do que nas lojas físicas (51%) como principais motivos para essa escolha.
Além do preço promocional, os fatores decisivos para estes usuários na hora de fechar a compra são: cashback (22,4%), frete grátis (10%) e parcelamento sem juros (3,7%). Para muitos, a combinação de benefícios será fator decisivo na hora de bater o martelo. “É o combo de cashback, frete grátis e preços promocionais. Coloco na balança os três pontos para ver se realmente compensa a compra”, afirma um usuário em resposta à pesquisa do Méliuz.
Quem se antecipa, vende mais
Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, enquanto as vendas na semana da Black Friday registraram queda em 2022, o período de “esquenta”, entre outubro e novembro, registrou alta de 8% em relação a 2021. Este movimento do mercado e das marcas deve se fortalecer ainda mais em 2023, como aponta a pesquisa do Méliuz - 38,3% dos respondentes acha que as promoções começam a valer a pena durante todo o mês de novembro e 15% considera as promoções boas para comprar já no mês de outubro.
Com as compras cada vez mais antecipadas, a pesquisa de preço também começou cedo este ano. 39,2% dos respondentes já começou a acompanhar os preços dos produtos que pretende comprar antes mesmo de agosto, enquanto 20,4% deve começar a pesquisa um mês antes do evento e 15% com dois meses de antecedência. Apenas 6,6% afirma não ter o costume de realizar pesquisa de preço para comprar na Black Friday.
Quando comprar e como pagar
Entre os que preferem deixar para comprar na semana da Black Friday, 21,8% pretende fazer suas compras na manhã de sexta-feira (24/11); 21% deve optar pela madrugada de quinta-feira (23/11) para sexta-feira (24/11); 6,6% durante a tarde de sexta-feira; 4,6% esperam ir às compras na noite de sexta-feira; e 17,4% ainda não se decidiu.
Já a forma de pagamento mais popular entre os respondentes da pesquisa é o cartão de crédito parcelado, que conquista a preferência de 72,3% dos usuários. Outras alternativas são o cartão de crédito à vista (15,2%), Pix (8,8%), Cartão de débito (1,7%) e Boleto bancário (1,1%). “Prefiro decidir no momento da compra, avaliando qual meio de pagamento vai me oferecer mais benefícios, como cartão de crédito com cashback, por exemplo”, avalia um consumidor que respondeu à pesquisa do Méliuz.
Black Friday no Méliuz
Para atender às expectativas dos seus usuários e das marcas parceiras, o Méliuz está preparando uma grande campanha de vendas para a Black Friday 2023. Com o mote “Um show de cashback para você”, a plataforma está focada em acompanhar os consumidores ao longo de toda a jornada de compra, indo além da oferta de porcentagens agressivas de cashback e empoderando os seus usuários oferecendo serviços financeiros, como cartão de crédito e conta digital, que facilitam a realização dos desejos de compra e contribuem para o incremento de venda dos parceiros.
“Montamos uma campanha completa, integrando a experiência de shopping à oferta de serviços financeiros, com objetivo de atender às demandas dos usuários e necessidades dos parceiros. Ao longo de 2023, fizemos lançamentos importantes no nosso produto, como as campanhas de bônus por produto e a social commerce Ofertas Selecionadas, em que os usuários compartilham e comentam as melhores ofertas, que vão contribuir para entregarmos uma Black Friday com ainda mais valor para todos que se relacionam com o Méliuz. Seguindo a mesma linha de festival que usamos nos últimos anos, estamos prontos para entregar a melhor edição do show do cashback, com ações e oportunidades que começam em outubro e se estendem até dezembro, garantindo mais visibilidade e conversão para as lojas e melhores condições de compra para os usuários”, afirma Gabriel Loures, Diretor de Growth do Méliuz.
Atendendo à necessidade de antecipação das vendas, o Esquenta Black Friday Méliuz vai começar na segunda quinzena de outubro, trazendo diariamente porcentagens maiores de cashback nas maiores lojas online do Brasil. Para aumentar ainda mais o interesse dos usuários na data, este ano, o Méliuz vai lançar sua Lista VIP, com benefícios exclusivos para quem se inscrever gratuitamente durante a campanha.
Além disso, além da tradicional Cyber Monday (27/11) e da Ressaca da Black Friday (28/11 a 03/12), em todas as sextas-feiras de outubro e novembro, os usuários Méliuz vão poder aproveitar 24 horas de ofertas imperdíveis na Cash Friday, fechando o verdadeiro festival de oportunidades e vendas para todo mundo ganhar mais.
Sobre o Méliuz
Fundado em 2011, o Méliuz é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo impulsionar vendas gerando tráfego qualificado para as lojas e marcas parceiras a partir do empoderamento dos consumidores por meio de uma jornada de compra fácil e integrada à oferta de serviços financeiros. Pioneiro em diversas frentes, o Méliuz possui hoje um ecossistema robusto que oferece benefícios nas compras como cupons de desconto e cashback nas melhores lojas online, via Nota Fiscal e também na compra de Gift Card e na recarga de celular. Em Janeiro de 2022 lançou sua conta digital integrando novos serviços à plataforma, como Pix, cartão de crédito e compra e venda de bitcoins, garantindo uma experiência de consumo ainda mais fluida e inteligente.
Em 2020, foi a primeira startup a abrir capital na Bolsa de Valores brasileira, formando o grupo CASH3, que ainda conta com o Bankly, plataforma de Banking as a Service; Picodi.com, marca global presente em 44 países; Promobit, plataforma de social-commerce; Melhor Plano, site que oferece ferramentas de comparação de preços de serviços de telecomunicações de serviços financeiros; Alter, empresa especializada na negociação de criptoativos, além do Muambator, programa de rastreamento online de pacotes e encomendas nacionais e internacionais.